Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /chroot/home/newmodae/modaemodestia.com.br/html/wp-includes/script-loader.php on line 286
Perguntas Frequentes – Moda e Modéstia
A moda da novela
5 de outubro de 2006
Apostolado Moda e Modéstia
16 de fevereiro de 2010

Perguntas Frequentes

 1. O que é o Apostolado Moda e Modéstia?

É uma ação conjunta de católicos que tem como meta formar as pessoas sobre a importância da modéstia no vestir, tendo como base de estudo os Documentos da Igreja, os ensinos das autoridades eclesiásticas neste campo e a vivência desta virtude na vida dos santos. Através da oração e da formação sobre a moda e a modéstia, ensinar o homem e a mulher a redescobrir a sua dignidade e a sua vocação, e a partir disso elevar os valores das famílias e da nossa sociedade.

 

2. Este é um site de moda?

 

Não, este é um site que ensina os cristãos a reconhecerem quando uma moda está refletindo os valores ou, quando pelo contrário, está denegrindo a imagem do homem e da mulher. A partir disso, rezamos para que os nossos irmãos sejam “sal e luz” do mundo, também por sua modéstia seguindo este belissísimo resumo dada pela Santa Igreja: “Cristo é todas as coisas e em tudo”; deixe Cristo estar presente em toda parte. E se vocês Nos perguntam como vocês têm de levá-lO, Nós respondemos: acima de tudo com sua modéstia cristãSem fanatismo, sem maldade, com boa vontade e decisão firme, levem por toda parte o bom tempero de sua modéstia e castidade, as exteriores manifestações espontâneas de sua devoção”.  

 

3. O que é a moda?

 

A moda é a forma comum de se vestir de uma certa sociedade de um determinado tempo. Muda continuamente e cada vez mais está guiada pelos interesses econômicos das grandes indústrias. A moda não é neutra, pois a visão do estilista, produtores, figurinistas, etc. está sempre implícita na peça fabricada. Infelizmente muitos visam apenas o lucro e não a salvação das almas ou o bem comum da sociedade.A moda deve servir a leis imutáveis, e acima de tudo, para proteger a pureza de cada pessoa.

 

4. Existe uma “moda católica”?

 Não. O que existe são princípios que devem nos guiar na escolha da roupa e dos estilos de forma que nenhuma de nossas peças venha a denegrir o homem e a mulher, criados à imagem de Deus, e nem ser ocasião de escândalo para o outro. Estes princípios não requerem jamais uma “unicidade” nas peças, e sim que a criatividade seja usada para glória de Deus e a favor da dignidade do ser humano. Além disso, a Igreja ensina que a veste deve diferenciar idade, sexo, classe social e estado de vida, o que por si mesmo exige criatividade, sem jamais deixar a modéstia de lado.
 

5. O que é a modéstia?

 A modéstia é a virtude que governa os atos exteriores, tal como o comportamento e o modo de vestir, de andar, de falar, de sorrir, de sentar, etc. Ela é sempre necessária para uma vida feliz, por isso a Igreja ensina que a “moda e modéstia devem caminhar juntas”, e quem dá o critério para o que podemos vestir é a virtude da modéstia. No entanto, disso não se conclui  que deve existir apenas “uma forma” de se vestir, e sim que existem princípios imutáveis que guiam a qualquer pessoa, em qualquer época, sobre qual roupa vestir.
 

6. Qual a meta deste site?

 Ajudar àqueles que amam a Jesus Cristo demonstrar este amor também através do seu vestir. Como nos ensina a Igreja, acreditamos que a moda reflete os valores da sociedade e que reconstruir uma moda unida à modéstia cristã beneficiará a o homem, a mulher, a família e assim a toda a sociedade. Para ler a nossa Carta de Apresentação clique aqui.
 
 7. Como posso ajudar?
 

De várias formas. Por favor clique neste link para ler a resposta!