menu close menu

Sejam bem-vindas ao nosso apostolado!


first step


 

 

Este site é feito para a mulher que ama a Deus e quer acolher com plenitude o dom de sua feminilidade. Para isso disponibilizamos documentos da Santa Igreja Católica, artigos e fotos de roupas modestas.

 

Você bateu o olho na foto acima e viu que era um homem ajudando este bebê a dar os primeiros passos, certo? Assim deve ser a roupa que usamos: a outra pessoa deve “bater o olho” e ver em nós uma mulher cristã, e por isso feminina e elegante. Qualquer peça ou estilo que não ajude a revelar aquilo que você é realmente está pronta para ser rasgada e jogada no lixo.

 

Mas para você, que nos visita pela primeira vez, alguns desafios aparecerão já que você tomou a inspirada decisão de começar a trilhar o celeste caminho da virtude da modéstia. Como todo caminho real que nos apresenta Nosso Senhor, ele tem espinhos. Por isso, antes de começar a navegar pelo site gostaríamos de ajudar esclarecendo algumas idéias erradas que estão muito em voga e oferecendo um guia para a leitura dos vídeos/artigos que temos.

 

Alguns obstáculos que você terá condições de superar, através da oração e intercessão de Nossa Senhora, são:

 

- Superar a idéia equivocada de que “só o coração basta”. O coração puro, se a pessoa for coerente, é refletido em sua veste. Na Sagrada Escritura tal verdade é resumida assim: “As vestes do corpo, o riso dos dentes, e o modo de andar de um homem fazem-no revelar-se” (Eclo 19, 26-27). Como explica Frei Paulo Maria “não existem coraçõezinhos andando por aí”: existem pessoas de carne e osso, que tem uma alma imortal. Somos uma unidade de espírito e matéria e não é apenas o coração que importa: é o seu coração e o corpo, templo onde habita Deus.

 

- Superar a confusão que reina entre os blogs católicos que tratam da modéstia. Muitos blogs tem apenas o nome de “católico” e estão fazendo um estrago para quem inicia na caminhada. A pessoa iniciante tem várias dúvidas, o que é normal, mas acaba perguntando para a pessoa errada. Em vez destes autores dos blogs formar a consciência segundo a Doutrina da Igreja, ela decide impor seus critérios, suas regras e seus caprichos, geralmente com uma maneira de escrever que parece deixar a pessoa “livre para decidir”, mas no fundo deformando sua consciência. Este tema é grave, por isso o nosso conselho é que você tome muito cuidado ao navegar na internet buscando “blogs sobre modéstia”: muitos estão trabalhando como servidores de Satanás em vez de render glórias a Deus com seus talentos.

 

- Superar a visão distorcida do belo e do feio, do vulgar e do elegante, do modesto e imodesto. Com tantos anos vendo TV, filmes, vitrines e revistas do mundo não é à toa que nosso gosto está deformado, chamando de feio o belo e de belo o feio. É preciso uma purificação da nossa maneira de enxergar a nós mesmas, o nosso corpo e o modo como nos vestimos. É preciso nascer de novo, é preciso conversão. Estamos sendo bombardeadas por imagens falsas de beleza e por isso indico o “jejum visual” para quem está iniciando esta caminhada. Foi assim que, com a graça de Deus, muitas meninas conseguiram começar a ter o gosto por aquilo que realmente é belo.

 

- Superar a necessidade de receber elogios ou aprovação de amigos e familiares. Hoje muitas mulheres cristãs seguem a moda mundana sem se questionar se ela é boa ou ruim. Basta uma nova moda sair na revista ou na novela e já se forma uma multidão querendo aquela peça. Muitas vezes é por uma necessidade de “fazer parte” de algum grupo, ou não se sentir rejeitada em seu local de trabalho ou em sua família. Numa época como a nossa, de profunda crise moral, começar o caminho da modéstia é aceitar o martírio. Não o martírio de sangue, mas o martírio do ridículo. Ser imodesta não causa mais escândalo pois a roupa da prostituta se alastrou até entrar na Igreja, mas ser modesta é um escândalo hoje. Parece que ninguém suporta ver uma mulher toda vestida, sem mostrar ombros e pernas. Parece que ela veio de outro mundo. Pois a verdade é que viemos de “outro mundo” mesmo. Nascemos de Deus e queremos voltar para Ele; estamos sendo formadas pelo Imaculado Coração de Maria e não pelo modismo do momento, que passa como o vento. Por isso é imperativa a necessidade de uma formação sólida, para saber “dar razões” que sustentem a sua escolha por roupas modestas. Desta forma você estará sendo luz e sal, cumprindo sua missão de mulher católica.

 

- Superar as diversas situações em que as pessoas acham que você é protestante. A maioria das roupas das mulheres protestantes são imodestas: saia jeans curta e colada no corpo e a camiseta “baby look”. E quando não é imodesto geralmente é brega. No entanto, como elas foram as primeiras em “massa” a deixar de usar a calça, basta colocarmos uma saia e já não parecemos com a “mulher católica”, pois esta em sua maioria já foi seduzida pela moda do mundo. Em vez de ficarmos frustradas com estas situações devemos tirar proveito: “não sou protestante, sou filha de Maria Santíssima…” é uma boa forma de começar a evangelizar a pessoa. Ao mesmo tempo devemos fazer com que a nossa geração de mulheres católicas possam “em massa” aderir à modéstia unida à elegância, de forma que também, ao passarmos nas ruas, todos possam saber em quem nós cremos e a quem servimos.  A moda mundana, não tenhamos dúvida, serve muito bem a Satanás e ao seu plano de destruir toda pureza.

Superadas estas dificuldades, pela intercessão da Imaculada, você terá paz em saber que está fazendo a vontade de Deus e que o resto realmente é secundário.
——————————————————————-

 

O Guia abaixo não pretende ser exaustivo, mas pode ajudar você a ter um roteiro para tirar proveito do site. Qualquer dúvida pode escrever para [email protected] que teremos alegria em responder.

 

 

1.  Assista ao vídeo do Padre Domini Mary que mostra os problemas que estamos enfrentado (a imodéstia) e a causa deles (insensibilidade devido a cegueira espiritual, que por sua vez é causada pelo pecado). Além de uma profética homilia, ele nos exorta, como bom sacerdote,a fazer escolhas decentes sobre nossas roupas e nos dá critérios para isso, seguindo a Santa Igreja. O texto em português pode ser lido aqui e a homilia inteira que ele mesmo escreveu aqui.

2.  Para você se inspirar a mudar de moda, clique aqui.

3.  Para você ver como pensa quem segue a moda mundana, clique aqui.

4.  Para você entender que a modéstia não é “exagerada”, clique aqui.

5.  Para ler artigo introdutório sobre a moralidade das vestes aqui.

6.  Sobre o problema moral do uso das calças, indicamos a Notificação do Cardial Siri e depois este link com vários artigos sobre o tema.

7.  Na prática, para começar, basta uma saia modesta!

8.  Para entender que o biquíni é imodesto, leia aqui.

9.  Para uma introdução sobre a Doutrina da Igreja sobre este tema leia este artigo e este.

 

Que a Virgem Imaculada nos conceda a pureza da alma e do corpo para entrarmos no céu!

Comentários desativados

Comments are closed.