menu close menu

Apostolado M&M

Seja bem vindo!



O nome do Apostolado surgiu de um discurso do Papa Pio XII no qual ele afirma: “Moda e modéstia devem andar de mãos dadas como duas irmãs, porque ambas as palavras têm a mesma etimologia: elas derivam do latim “modus”, significando a medida certa, e qualquer desvio em uma direção ou outra é considerada não reta, não razoável. Mas a modéstia não é algo apartado da moda. Muitas mulheres, como pobres, tolas criaturas que perdem o instinto de autopreservação e a idéia de perigo, e então jogam-se em incêndios e rios, têm esquecido a modéstia cristã por causa da vaidade e da ambição: caem miseravelmente em perigos que podem significar a morte de sua pureza. Elas entregam-se à tirania da moda, mesmo que a moda seja indecente, de forma a não parecer nem mesmo suspeitarem que isso é inconveniente. Elas perderam o próprio conceito de perigo: elas perderam o instinto de modéstia. Ajudar essas mulheres infelizes a reconhecer suas obrigações morais será o seu apostolado, a sua cruzada em todo o mundo: “Seja a vossa modéstia conhecida de todos os homens”.


Eis a nossa missão: ajudar as mulheres a reconhecer suas orbigações morais, entre elas está a obrigação de ser irreprensivel também na maneira de se vestir, como esclarece Papa Bento XV: “Apressemo-nos, ao contrário, em alegrar-nos pelo propósito que foi feito de garantir que a mulher católica sinta, além do dever de ser irrepreensível, o dever de mostrar-se tal em seu estilo de vestir. Tal propósito manifesta a necessidade do bom exemplo que deve dar a mulher católica; e oh! quão grave, quão urgente é o dever de repudiar os exageros da moda! Isso surge da corrupção dos seus inventores, dando uma contribuição fatal para a grande corrupção geral dos costumes!”


O Apostolado Moda e Modéstia portanto está inserido no amplo contexto de formação cristã, isto é, formar o homem e a mulher segundo a imagem de Deus. A moda não é simplesmente “o que se usa” pois atrás dela está sempre uma certa visão da pessoa, da família, do mundo e da religião. Esta visão pode ser boa ou má, dependendo se ajuda - ou não - ao homem e a mulher a reconhecem que são criados à imagem de Deus e viverem conforme ela.


Frente à imagem de Deus nos são apresentadas, desde a mais terna infância e com uma força cada vez mais feroz, imagens deformadas do que significa ser homem e ser mulher, fazendo o homem se distanciar da imago Dei.


A impureza está sendo premida e difundida como algo “bom” pois os olhos impuros não conseguem enxergar a beleza divina da pureza e da modéstia. Os impuros estão cegos para a verdadeira beleza e estão levando muitos para o mesmo caminho de perdição. A moda impura se contrapõe à moda modesta, como as trevas se contrapõem à Luz e entre elas não haverá jamais amizade alguma. Esta moda mundana que está presente em todas as classes, idades, culturas e nações deve ser combatida por cada um dos cristãos, e ninguém  deverá se omitir de tão importante batalha.


Justamente porque as pessoas querem ser guiadas no estilomais do que em qualquer outro campo -, como católicos precisamos saber nos vestir de forma tal que reflitamos o dom da masculinidade/feminilidade, assim como as virtudes da pureza, da modéstia e do pudor, que devem “transbordar” do nosso interior. Por isso no nosso site você encontrará artigos de vários temas, pois a formação integral do homem e da mulher o exigem, assim como fotos para lhe inspirar.


Mesmo que num primeiro momento algum artigo que você esteja lendo neste site não pareça estar relacionado diretamente com o tema do Apostolado Moda e Modéstia, com perseverança vamos ligando os temas e entendendo cada vez mais o esplêndido e inimaginável plano de felicidade que Deus desenhou especialmente para cada um de nós!


Que a Rainha do céu e da terra interceda por cada um de nós nesta Cruzada pela Pureza!

Comentários desativados

Comments are closed.