menu close menu

Sem medo da lista

Bible


 

Volta e meia aparece algum artigo sobre a modéstia que demonstra um medo de assumir que o criterio de modéstia inclui sim uma lista daquilo que é modesto daquilo que não é. Lógico que não se trata de uma lista qualquer mas dos critérios objetivos que precisamos para reconhecer a veste que podemos usar daquela que devemos deixar de usar.


Se não temos uma lista então a modéstia vai depender de cada um e deixa de ser uma virtude para ser transformada num mero capricho de alguém que usa a cara palavra “modéstia” como enfeite para justificar seus gostos pessoais ou deformar a consciência das meninas mais despreparadas  que num certo momento, começam a se questionar se suas roupas estão na altura de sua dignidade.


Deus nos deu uma lista com 10 Mandamentos e eles iluminam toda a nossa caminhada rumo a eternidade. Recordemos que quando o Jovem rico perguntou como se ganha a vida eterna, Nosso Senhor respondeu: seguindo os mandamentos. Lógico que não basta cumprir, é preciso amar os Mandamentos e vivê-los como um presente do Pai para nós.


Por tanto, enquanto seres humanos que precisamos de um guia para trilhar o caminho certo, a lista no campo da modéstia é também uma luz que guia aqueles que realmente estão buscando sair da moda mundana. Ela é vista como cadeias apenas para quem já é escravo da moda mundana, assim como os Mandamentos se tornam um peso para quem não ama a Deus ou para nossa ferida natureza humana, sempre buscando comodidades e fugindo dos sacrifícios que a “porta estreita” exige.


A lista da modéstia não é caprichosa, ela se fundamenta na diferença sexual da natureza humana, na necessidade de velar o corpo após o pecado original e na reverência do corpo como templo onde habita  a Santíssima Trindade. Ela nos ajuda e deve ser acolhida com docilidade por todas nós.


Enquanto temos medo da lista que mostra aquilo que é louvável para a mulher usar, o mundo não tem medo de impor sua moda unissex, vulgar, ridícula para todos. Quando seremos tão astutos quanto os do mundo, mas não para perder as almas e sim para salvá-las?


Se você não tem medo de lista, use-a e agradeça à Igreja e aqueles que realmente querem o nosso bem por nos dá-la de presente, nos tirando de tantos caminhos tortos que poderíamos percorrer sem ela.


Que nossa Mãe Celeste, perfeita cumpridora dos Mandamentos Divinos nos ilumine!

Share This:

Comments Off on Sem medo da lista