menu close menu

Bispo pede decoro às mulheres

8548_xavier_novell__obispo_de_solsona

Solsona (Quarta-feira, 11-07-2012, Gaudium Press) O bispo de Solsona – e o mais jovem da Espanha, com 43 anos de idade -, Dom Xavier Novell Gomá, fez recentemente um pedido aos fiéis de sua diocese. Falando especialmente às mulheres, o prelado solicitou que se vestissem com decoro a assistir à Missa. O prelado explicou que a Igreja é um lugar sagrado, e que não é adequado frequentá-la com “vestimenta extrema”.


O pedido do bispo foi motivado por três garotas que, durante uma missa, receberam o Sacramento da Confirmação (Crisma) vestidas com mini-saia. Na ocasião, concluída a Eucaristia, Dom Xavier falou com as meninas, explicando a elas que a vestimenta era inadequada para o momento.


Em seu pedido aos fiés, o bispo lamentou o fato de que na Espanha, diferentemente de outros países, não seja estipulado que não se possa entrar à Igreja “como se fôssemos à praia ou a qualquer outro lugar”. Segundo o prelado, na Espanha, “não nos atrevemos a dizê-lo porque se o fazemos parece que saímos das catacumbas da época franquista, apesar de que, se nos vestimos adequadamente, todos ficamos mais cômodos”.


Conforme Dom Xavier, com a chamada de atenção, ele quis apenas “fazer entender com pedagogia e delicadeza” às mulheres a importância de se vestir com pudor, sobretudo ao assistir a uma celebração eucarística.

Esta não é a primeira vez que o bispo de Solsona advertes os fiéis diocesanos acerca do respeito e da reverência que se deve ter quando se vai à Igreja. Em outras ocasiões, o prelado já pediu aos fíes que se “tapassem” quando observou que eles não se vestiam de maneira apropriad


Um outro artigo sobre o tema pode ser lido aqui.

 

Share This:

Comments Off on Bispo pede decoro às mulheres